sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

DIREITA E ESQUERDA. UIGURES


foto: Wikipedia - Por Colegota - Obra do próprio, CC BY-SA 2.5 es, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=437106


O Blog do Cyro está voltando à sua característica original que eu particularmente tanto gosto, mais voltado a questões internacionais e geopolíticas. Talvez o momento conturbado valha a pena ponderar sobre questões que muitos esquecem ou não fazem questão de observar.


DIREITA E ESQUERDA - UIGURES


Ao contrário do que alguns pretenderam fixar na campanha eleitoral, não havia e não há mais uma polarização entre esquerda e direita, até porque isso não resolve o problema das pessoas.

Há governos de direita e de esquerda que praticaram e praticam barbaridades, essa é a verdade. Os exemplos são inúmeros no mundo afora. Veja o que os Estados Unidos fizeram com os presos iraquianos, com afogamentos e as torturas horrendas as mais diversas, e o que os chineses fazem com os tibetanos e os uigures.

Por isso o Brasil deveria adotar uma posição equidistante, mas não. De uma forma inusitada, tomou partido, o que nem os militares na época da ditadura chegaram a fazer  de forma tão subserviente.

Há países que respeitam mais as pessoas que os Estados Unidos e a China. Normalmente são os países que adotam a questão social como prioridade. O Brasil era um deles. Porém, com os posicionamentos retrógados que estão sendo adotados, com claros prejuízos aos indígenas, inclusive, estamos realmente nos enquadrando como um dos vilões da humanidade ao lado desses dois países tão amados e odiados.

Os uigures são chineses, mas de etnia turcomena e seguidores do islamismo. Na China, ocupam principalmente a região de Xinjiang, no extremo oeste do país, ao lado do Afeganistão e Paquistão. Mas há também grandes comunidades no Paquistão, Turquia, Mongólia, Uzbequistão, Cazaquistão e Quirguistão.

Veja o texto (original ou o já traduzido para o português pelo gooogle) publicado no site do prestigiado jornal britânico THE GUARDIAN


Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________