sábado, 16 de junho de 2018

AINDA QUE O MUNDO SEJA RELATIVO, HÁ VALORES ABSOLUTOS

foto: internet
Nunca acredite piamente em tudo o que é dito sem questionar. A análise crítica faz parte da essência humana.

Os opostos se atraem? Muitas vezes sim, mas nem sempre. O mesmo pode ser dito numa relação inversa.

O mundo é muito vasto para existirem regras compactadas, fáceis e imutáveis.

Ao ser humano, a retidão do raciocínio aparenta facilitar o enxergar mais longe, mas é justamente a capacidade de enxergar por todos os ângulos, por várias alternativas possíveis no instante, que faz o ser humano realizar descobertas incríveis à humanidade.

Todos os grandes inventos não vieram bem ao acaso, mas pela capacidade momentânea de enxergar diferente por, ainda que em uma fração de segundo, pensar diferente.

O enxergar outras possibilidades faz o ser humano enxergar o mundo um pouco melhor, aparentemente mais complexo, mas cheio de possibilidades.

Nessa mesma sociedade, com esses mesmos valores e essas mesmas injustiças, não é difícil ver aonde vai dar, ainda que usemos apenas a retidão do raciocínio humano. E isso é possível porque o horizonte humano, nessa perspectiva, não é tão vasto.

Porém, numa sociedade diversa, apegada não ao material, mas ao fator humano como essencial, com um horizonte sempre crescente e vasto, o difícil seria ver aonde ela não progrediria. Aqui, as possibilidades seriam quase infinitas, porque o potencial humano estaria canalizado ao seu próprio propósito.

Temos muitas alternativas. O que é certo hoje pode não ser logo em seguida. Tudo, absolutamente tudo, é relativo, pois estamos num processo de constante aprendizado, com visões que se ampliam e que permitem mudar conceitos e formas de enxergar o mundo.

No entanto, há valores que são sólidos e que não desaparecerão. Aprendemos a valora-los às duras penas em decorrência das tragédias da história humana, como o respeito pela vida e pela liberdade. Esses valores, ligados à própria essência humana, jamais serão, em si, questionados ou anulados, em uma sociedade humanista, progressista ou adepta do desenvolvimento da ciência e do conhecimento, mas certamente ampliados subsequentemente. Os conceitos de vida e de liberdade podem ser ampliados sequencialmente, termos outras formas de visão a respeito desses valores tão importantes ao constante progresso da humanidade, mas jamais poderão ser desconsiderados, pois integram a própria acepção do termo humanidade.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________