terça-feira, 22 de outubro de 2013

CAMINHO DE SANTIAGO I

Começarei falando aqui sobre as alternativas que você terá para percorrer o Caminho de Santiago de Compostela.
Você pode completá-lo de bicicleta, a pé ou a cavalo. Não vale bicicleta motorizada, heim!
A dica é levar pouquíssima coisa, somente o essencial e lavar a roupa suja no mesmo dia. Isso diminui tanto o volume quanto o peso, o que é essencial para quem irá carregar o peso da mochila. 
Olha, não dá para levar mala no caminho. Se você levar uma mala do Brasil para a Europa, opte por deixar no hotel de recepção na chegada, seja em Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona ou Paris, desde que o voo de volta saia dessa mesma cidade. Aí, quando for à cidade de partida do caminho, leve a mochila e os equipamentos necessários. E quando voltar com a mochila cheia de roupas sujas, terá no hotel inicial toda a roupa cheirosa que você guardou na mala imensa perto do tamanho da mochila usada no Caminho.
Procure na internet, pois já vários sites que nos dão informações sobre a viagem, inclusive com muitas recomendações bacanas.
Em São Paulo há uma ONG que só cuida do Caminho de Santiago de Compostela, e onde você pode retirar a credencial do peregrino, para aqueles que almejam o certificado de conclusão do percurso. Para isso você vai nessa ONG ou em Madrid e retira a credencial, que você utilizará no caminho para apor alguns carimbos comprovando a sua passagem pelos locais espalhados (hotéis, albergues, restaurantes...).
A alternativa mais cara é a viagem a cavalo. Pesquise e se assuste! A mais barata é caminhar, gastar o solado da boa bota! 
Se optar por bicicleta, você ganhará em tempo, mas poderá ter dores de cabeça!
Embora a Espanha seja um país com baixo índice de criminalidade, e quase sempre sem violência, pode ocorrer de você ter a sua bicicleta (se realmente for boa) furtada. Por isso, cadeado nela e atenção redobrada, sempre! Cautela é bom!
Você poderá levar a sua bicicleta do Brasil para lá, alugar ou comprar. Se você for de TAM, eles dizem que você poderá levar a bicicleta sem pagar, desde que ela pese menos de 32 quilos e você só esteja despachando mais uma mala com peso de até 32 quilos. Mas a história não é bem essa. Além de ter que obedecer o limite de peso (que acho justo), ela deverá estar desmontada e com os pneus murchos (também acho correto). No entanto, ela deverá obedecer às dimensões das bagagens (o que não está descrito no site da empresa). Isso acho injusto, já que a bicicleta, ainda que desmontada, jamais terá 1 metro de cumprimento, sempre ultrapassará tal medida, e aí você terá que pagar excesso de bagagem. E antecipo. É caro! Isso também vale para a volta, quer você traga de volta a sua bicicleta do Brasil, quer você queira trazer de lembrança a bicicleta comprada na Espanha.
Os preços das bicicletas na Espanha são convidativos, bem melhores do que os praticados aqui. Mas não compre capacete, luvas e outros apetrechos lá, pois são muito mais caros que no Brasil.
Alugar pode ser um bom negócio, mas pesquise. Há locações ao custo de 250 euros (muito caro), mas você também encontra até por 60 euros (ótimo preço, mas por 5 dias, apenas). Tem que pesquisar nos sites espanhóis.
E se for de bike, não leve mochila. Leve na bicicleta como bagagem. Levar peso nas costas não é recomendável, pois irá intensificar a sensação de cansaço.
Se optar por caminhar, treine muito tempo antes e leve um calçado da melhor qualidade, pois os pés serão o seu meio transporte e deverão ser muito bem cuidados e recompensados.
É isso. Depois conto mais.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________