A viagem para o Caminho de Santiago é uma das mais baratas que existe. O mais caro é a passagem. As estadias são muito baratas. Os peregrinos têm o direito de dormir em albergues (se escolherem, pois podem dormir em hotéis), e alguns deles cobram 6 euros por noite. Muito barato. Mas lembre-se que são quartos coletivos, com um entra e sai de gente que dificulta um bom sono (necessário para aguentar o trajeto). Os hotéis também não são muito caros, não. A partir de 30 euros você consegue um quarto single.
A alimentação na Espanha não é cara. Se pesquisar, por cerca de 9 a 15 euros você conseguirá uma refeição completa (com entrada, prato principal, sobremesa, água, vinho ou café).
Coma muito peixe e frutos do mar, que são maravilhosos na Espanha, além de fazerem muito bem à saúde. Se preferir, vá nos "jamons" (presuntos), muito famosos por lá, e nos deliciosos "quesos" (queijos).
E não se esqueça, durante o caminho você precisa se hidratar. Beba muita água e não se esqueça do filtro solar de forma alguma, ainda mais se for no verão europeu. A temperatura lá pode superar os 40 graus centígrados. É muito calor. Nesse período vale a pena sair bem cedo (às 6hs30 já estará claro), para evitar suar muito, parar quando o calor apertar e voltar a andar no final da tarde, já que o sol se porá (no verão) às 21hs00.
No inverno você suará menos, mas enfrentará temperaturas muito baixas, terá que levar casacos (que ocupam muito espaço nas mochilas) e ficará com os horários para a caminhada muito mais restritos, já que amanhece mais tarde e escurece muito mais cedo.