quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nova lente evita infecção da córnea


PRAVDA
Eutrópia Turazzi

LDC Comunicação

A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) acaba de aprovar uma lente de contato que evita a infecção da córnea e por isso pode substituir os óculos com mais segurança,

Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a nova lente é produzida em um tipo especial de silicone hidrogel que permite à córnea manter a oxigenação igual a de um olho sem lente. Só para se ter uma idéia, tem uma permeabilidade de oxigênio ou PK de 120. Até agora, as lentes hidrofílicas mais seguras do mercado tem o PK igual a 20. Para melhorar o conforto, o especialista ressalta que a nova lente também contém uma substância para manter a umidade de suas duas faces, independente das condições externas. É o fim do olho vermelho depois de algumas horas usando lente.

Queiroz Neto destaca que a falta de oxigenação é o maior risco do uso de lente de contato porque, a córnea se alimenta do oxigênio vindo do ar. "É isso que explica porque mesmo os pacientes bastante cuidadosos podem ter infecções na córnea", afirma. Os sinais de que algo está errado é dor nos olhos, vermelhidão e fotofobia. A recomendação é interromper o uso da lente e passar por consulta com u m oftalmologista.

(...)

A nova lente não é indicada para todos. O especialista ressalta que corrige até 10 graus de miopia (dificuldade para enxergar à distância) ou hipermetropia (dificuldade de enxergar próximo) e astigmatismo (falta de foco para perto e longe) até 1 grau.

Mesmo permitindo a completa oxigenação da córnea não deve ser usada por portadores de olho seco severo porque contém 48% de água, nem além do prazo de 12 horas. O especialista diz que a nova lente também é contra-indicada para portadores de doenças sistêmicas que alterem a superfície ocular, alérgicos, pessoas com doença na córnea, pálpebras e conjuntiva.

Para ele, quando o assunto é lente de contato, um dois maiores problemas no país é o fácil acesso, inclusive pela internet, sem supervisão médica. Isso aumenta o número de complicações que em muitos casos ocorrem por falha na adaptação.

(...)
Queiroz Neto afirma que por ser de descarte diário, a nova lente deve reduzir os erros mais comuns cometidos pelos brasileiros que usam lente de contato. Isso porque, um estudo conduzido pelo médico com 210 pacientes mostra que o uso além do prazo de validade ou durante a noite responde por 45% das complicações, alergias por 35%, contaminação por manutenção e armazenamento inadequados por 20%.

(...)

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________