domingo, 11 de setembro de 2011

OS SÁBIOS DE CÓRDOBA

dica do ICARABE

O Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o Instituto Cervantes e a Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes, apresentará no dia 11 de setembro, às 14h, mais uma Sessão Averroes, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Durante a atividade será exibido o documentário “Os sábios de Córdoba”, de Jacob Bender, e depois haverá uma mesa de reflexão com Soraya Smaili, professora livre-docente da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e diretora científica e cultural do ICArabe, mediada por José Luiz Del Roio, senador pela República Italiana e escritor ítalo-brasileiro.

O filme conta a história de dois personagens, Averroes e Maimônides, e destaca o espírito de convivência entre muçulmanos, judeus e cristãos na Espanha medieval. Empreende uma viagem que começa em Nova Iorque e passa por Andaluzia, Marrocos, Paris, Veneza, Egito e Palestina. Apresenta entrevista com pessoas que estão utilizando suas tradições religiosas para desafiar as proposições defendidas por especialistas neoconservadores de que há um choque inevitável de civilizações entre o Ocidente e o mundo muçulmano, uma incompatibilidade entre o Islã e a democracia e um insolúvel conflito entre muçulmanos e judeus.

O objetivo da atividade é refletir sobre a possibilidade de convivência em um mundo globalizado do século XXI. Desde o 11 de setembro (passando pelos atentados de Madri, Londres e Bali) tenta-se criar um estado de guerra permanente, em que palavras como religião e fé são apontadas como sinônimos de intolerância. “Os sábios de Córdoba” desconstrói essa visão.

4º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer
A Sessão Averroes integra o 4º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer, que vai de 8 a 11 de setembro. Fruto da parceria entre o Hospital Premier, Cinemateca Brasileira e Oboré, a edição 2011 retoma a experiência bem sucedida do 1º, 2º e 3º Ciclos, em 2008, 2009 e 2010.

O evento destina-se, sobretudo, a profissionais e estudantes da área da saúde, comunicação e humanidades, e a todos os interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. Neste ano, junto às temáticas dos cuidados paliativos e do envelhecimento, o 4º Ciclo presta homenagens a Ecléa Bosi, destacando seus estudos ligados à memória e enaltecendo a vida não só como um fenômeno biológico, mas também biográfico.

Os sábios de Córdoba, de Jacob Bender. (Espanha, EUA, Alemanha, 2009). 80’
11 de setembro, às 14h
Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo

4º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer
8 a 11 de setembro de 2011
Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________