segunda-feira, 23 de maio de 2011

DICOTOMIA: GUERRA OU PAZ?

Um lado meu não sossega com tantas guerras, rebeliões e crise econômica.
De um lado temos os Estados Unidos e grande parte da Europa numa crise econômica muito séria. São países que em sua maioria detêm um forte poderio bélico e alguns possuem bombas-atômicas. Estão sedentos por riquezas energéticas.
De outro lado, os países emergentes, em crescimento, e os países detentores de energia para fomentar as indústrias e, consequentemente, o comércio e a economia.
Nesse panorama, é difícil desacreditar numa terceira guerra mundial, provavelmente iniciada pelos Europeus e Estados Unidos.
Um outro lado meu crê na possibilidade de união dos povos contra os sistemas econômico e político opressores, unindo povos que brigavam entre si, inclusive. A revolta árabe pode se expandir ao mundo todo e permitir uma revolução na humanidade sem guerras mundiais. Portugueses e espanhóis ao lado de marroquinos e egípcios pedindo uma economia mais consciente. Israelenses e palestinos unidos para por abaixo governantes que nunca pretenderam a paz e a consecução da justiça. Os povos, sempre eles os oprimidos, podem se unir. E quando unirem-se, a grande revolução pacífica da humanidade ocorrerá, e o mundo será um lugar melhor para todos nós.
Não sei qual o lado certo da história, mas gostaria que fosse o segundo. De qualquer forma, é bom prevenirmo-nos contra a eventualidade de uma guerra que agora poderá chegar ao nosso território.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________