terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EUA E ISRAEL FECHAM MAIS E MAIS O CERCO AO IRÃ

Na página do IG de ontem saiu uma matéria com o título: “Turquia prende 40 chefes militares acusados de conspiração”. Clique aqui para ler.

Segundo a notícia, baseada nos informes da agência BBC Brasil, 40 pessoas foram detidas, dentre elas militares de alta graduação, acusadas de conspirarem para derrubar o governo do primeiro-ministro Tayyip Erdogan, do partido o AKP, de orientação islâmica.
Muitos dos presos são acusados de explodir mesquitas, visando com isso criar instabilidade no meio social e político e instituir um golpe militar, que não seria o primeiro, já que entre 1960 e 1997, as Forças Armadas derrubaram 4 governos democráticos, simplesmente porque tinham “tendências islâmicas”, informa a BBC.
Os mandados de prisão não partiram do Poder Executivo ou legislativo, mas do Poder Judiciário, com base na acusação formulada pela promotoria turca, que diz que, além de existir gravações comprometedoras, os acusados ainda tinham um depósito clandestino de armas. E desde que o Ministério Público tomou conhecimento da conspiração para a prática do golpe militar, mais de 400 pessoas, nas quais se incluem jornalistas, políticos e militares, foram presas. É o que há de principal na reportagem, de forma muito sintetizada.

Vocês imaginam o que está por detrás disso? Não sei se a CIA tem ligação direta com os golpistas, mas penso que sim. Uma Turquia mais submissa aos Estados Unidos seria de grande valia para as pretensões estadunidenses. Além do mais, facilitaria a ação israelense de bombardear o Irã. Como se sabe, a Turquia, além de ter negado aos Estados Unidos o direito de usar o seu espaço aéreo para bombardear o Iraque, em 2003, é uma grande parceira econômica do Irã. Militares mais próximos aos Estados Unidos no poder da Turquia facilitariam a implantação do isolamento quase que total do Irã, tão sonhado pelo governo estadunidense. Isso parece significar que um ataque está sendo planejado, mas só será implementado quando houver condições prévias, como apaziguação dos ânimos dos EUA com a China, por conta de Taiwan e Tibete, e o afastamento ou aniquilamento das relações comerciais e bélicas da Síria, Turquia, China e Índia com o país persa. Os EUA não dão ponto sem nó nem Israel.
Israel promete comprar grande quantidade de equipamentos bélicos, para facilitar que a Rússia vote no Conselho de Segurança da ONU pela adoção de medidas de boicote ainda mais severas contra o Irã. Mas não é só essa a ação visível de Israel. Embora negue, há elementos que autorizam concluir que o Mossad israelense está por trás do assassinado do líder militar do Hamas, inclusive, segundo alguns, com apoio de autoridades de alguns governos europeus. Por quê agora? Por que o Hamas tem armas, ainda que não sejam consideradas pesadas, que poderiam ser utilizadas como retaliação direta a Israel, na hipótese de ataque ao Irã. Agora o Hezbolah libanês, que já havia dito que atacaria Israel caso houvesse uma invasão ao Irã, pode ser alvo novamente de outro ataque israelense, prévio à possível invasão iraniana.
Não pense que as forças de inteligência estadunidenses estão dormentes. Não estão, mesmo. E não pense que as ações de tentar derrubar Ahmadnejad do poder cessaram. Pequenos grupos terroristas, pequenos atentados e manifestações da dita oposição vão continuar ocorrendo com a intervenção direta ou indireta da CIA, como forma de criar instabilidades internas e problemas de logística militar.
Tentam a derrubada via boicotes, ações de inteligência, com confronto indireto interna e externamente, e até mesmo diretamente, através da guerra.

São cogitações, sim, mas baseadas em fatos geopolíticos.

Cyro Saadeh
(vocês devem se perguntar, porque às vezes eu assino as matérias e outras não. Puro esquecimento.)

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________