sábado, 5 de setembro de 2009

"Baba Aziz" explora anseios do sufismo

4ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
Ana Maria Barbour

Quem escuta o silêncio e o próprio coração encontra o caminho certo a seguir e para isto é necessário estabelecer um contato direto com Deus por meio do auto-conhecimento, da valorização do ser humano, do amor, da beleza interior, do desenvolvimento das virtudes espirituais, do sentimento puro e do desapego material. Esta é a mensagem na qual se apóia o filme Baba Aziz, do diretor tunisiano Nacer Khemir, em exibição na 4ª Mostra Mundo Árabe de Cinema.
O enredo da produção se desenrola nas estonteantes paisagens dos desertos da Tunísia e do Irã, onde se presencia belíssimas representações da tradição árabe e a arte que este povo desenvolveu de contar estórias. A trilha sonora dá ritmo e ainda mais emoção às cenas que se seguem. É um filme que nos instiga a saber mais e compreender o que os personagens tanto caminham para encontrar. Quase um conto de fadas, é uma expressão mística do Islã.

Baba Aziz (Parviz Shahinkhou), é um velho sufista cego que, junto com sua neta espiritual Ishtar (Maryam Hamid), uma garota com cerca de dez anos, percorre durante dias um oceano de areia em direção a uma reunião de dervixes (monges e mendicantes maometanos) que ocorre a cada 30 anos.

O sábio homem conhece a natureza em que está, suas belezas e adversidades e, é escutando o silêncio do deserto e a sua intuição, que descobre qual a direção correta a seguir. A todo tempo ele procura estabelecer contato com Deus por meio práticas espirituais. O caminho que trilha vai ao encontro de uma vida interior rica, incluindo o respeito ao próximo, o amor, a cortesia e a doçura. Ao longo do filme ele passa seus ensinamentos à jovem Ishtar que, como ele próprio a descreve, “é uma criança, mas tem espírito velho”.

A menina, como tantas outras da sua idade, é curiosa, sonhadora, apaixonada por estórias e pela música, se deslumbra por tudo aquilo que anima sua imaginação. Ansiosa e sem saber exatamente para onde caminha, a menina questiona o avô sobre o local do encontro. Sem a resposta e com medo do incerto, pede a Baba Aziz que não prossigam, pois certamente irão se perder. Mas o velho afirma seguramente que “quem tem fé nunca se perde”, lição que logo será comprovada pela pequena. Em um dado momento, Ishitar se depara com um grupo de peregrinos indo em certa direção e quer seguí-los, mas seu avô a alerta que cada um deve achar seu próprio caminho para o encontro. Para entreter a garota durante a longa viagem, Baba Aziz conta-lhe a estória de um príncipe que segue uma gazela através do deserto, deixando para trás sua vida de luxúria. Após alguns dias ausente, ele é encontrado olhando sua imagem em uma pequeno lago. Um dervixe que o observa garante que o príncipe está contemplando sua alma. O conto permeia todo o filme e no final revela uma relação surpreendente com a neta e o avô.

Nesta jornada, a dupla encontra outros personagens que carregam estórias curiosas e ilustram os anseios do sufismo. Este é o caso de Osman (Mohamed Grayaa), que pula em um poço para tentar voltar ao palácio onde encontrou sua amada, e Zaid (Nessim Kahioul), que anda em busca da bela Noor, mulher que fugiu com suas roupas, documentos e seu coração após uma noite de amor.
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Ana Maria Barbour

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



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