Você já ouviu falar no Juruna? Lembra-se desse nome?
Líder dos xavantes, Juruna saiu da sua tribo, na reserva de São Marcos no Mato Grosso, e foi para Brasília tentar ser ouvido pelo presidente. Depois de enganado muitas vezes, Juruna decidiu usar o gravador que tinha comprado em Cuiabá para registrar as “mentiras” que lhe diziam e as promessas falsas que lhe eram feitas.
Política indígena
Mário Dzururá, ou Mário Juruna, foi o primeiro e único índio a exercer o mandato de deputado federal no Brasil. Parece brincadeira, mas um país do tamanho do nosso, com tantos índios e descendentes, teve um único representante indígena no legislativo federal em toda a sua longa história.
Pelo fato de ser o único índio a ocupar o cargo de deputado federal brasileiro, Juruna era constantemente ironizado pela mídia. A circunstância de carregar constantemente um gravador servia de pretexto para os conservadores considerarem-no antiquado e ridículo. Na verdade, Juruna era um herói que levou muitas conquistas a esses nossos irmãos brasileiros esquecidos em grande parte do nosso país, que o digam os grandes centros urbanos. Leia abaixo um texto publicado no jornal da USP.
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JORNAL DA USP
29 de julho a 04 de agosto de 2002 - o XV nº 606
por MARIA EUGÊNIA DE MENEZES
Eleito pelo PDT do Rio de Janeiro em 1982, cria política de Leonel Brizola e do antropólogo Darcy Ribeiro, que na época militava nas fileiras do partido, Juruna foi o maior representante indígena nas esferas do poder federal. Vítima de diabete crônica, o ex-cacique xavante morreu depois de passar 15 dias internado no hospital Santa Lúcia em Brasília (em 2002).
A doença já o debilitava há muito. Preso a uma cadeira de rodas, Juruna andava esquecido pelos políticos e pelos índios, mas sua atuação foi um marco histórico.
“A presença de um índio no Congresso foi importante para defender os interesses indígenas e para barrar projetos que os prejudicassem”, explica a antropóloga Fany Ricardo, coordenadora do ISA (Instituto Socioambiental). Como deputado federal, Juruna foi uma espécie de embaixador das nações indígenas e sua atuação no Congresso serviu para sensibilizar setores sociais para os problemas que os indígenas enfrentavam.
O cacique xavante chegou a Brasília no final dos anos 70 e logo ganhou notoriedade por andar, para baixo e para cima, com um gravador debaixo do braço registrando as promessas dos políticos. Mesmo depois de eleito deputado, Juruna continuou sendo considerado por muitos apenas como uma figura folclórica, com hábitos e idéias extravagantes. Contudo, aos poucos, foi se impondo como analista da situação indígena no Brasil e como ator político. Logo no seu primeiro ano de mandato, conseguiu criar a Comissão do Índio, da qual foi o primeiro presidente. Com a função de assegurar os direitos indígenas, a comissão passou a funcionar como um órgão permanente da Câmara dos Deputados. O segundo grande passo do ex-cacique foi a aprovação do projeto que alterava a composição da diretoria da Funai. Ele queria que a Funai fosse administrada por pessoas apontadas pelas comunidades indígenas — índios ou indigenistas reconhecidos. Os burocratas cederiam espaço para os verdadeiros conhecedores da situação do índio no Brasil. Reconhecido por sua atuação, ele nunca deixou de ser polêmico. Recusou-se a usar terno e gravata, como exige o protocolo da Câmara, quase perdeu o mandato por dizer que “todo ministro é ladrão” e teve sua imagem bastante desgastada quando confessou ter recebido dinheiro do empresário Calim Eid, para votar em Paulo Maluf no colégio eleitoral. Pressionado por seus colegas de partido, ele acabou denunciando o suborno, devolvendo o dinheiro e votando em Tancredo Neves.
O gravador é arco e flecha
Líder dos xavantes, Juruna saiu da sua tribo, na reserva de São Marcos no Mato Grosso, e foi para Brasília tentar ser ouvido pelo presidente. Depois de enganado muitas vezes, Juruna decidiu usar o gravador que tinha comprado em Cuiabá para registrar as “mentiras” que lhe diziam e as promessas falsas que lhe eram feitas.
A demarcação das terras indígenas sempre esteve no centro de suas preocupações, talvez pela própria história que viveu com sua tribo. Os xavantes viviam na cabeceira do rio Xingu e depois de uma série de conflitos com posseiros foram empurrados para o rio Araguaia até chegarem ao Mato Grosso, onde ocuparam as margens do rio da Morte.
Juruna ainda era um menino pequeno mas se lembrava das mortes e das doenças. “Sempre fugindo. Abandonamos roça, nossa maloca, nosso rio, tudo que xavante tinha.” Irritado com a omissão da Funai e o alheamento das autoridades públicas em relação ao problema da terra indígena, ele peregrinou durante dias pelos corredores do Ministério do Interior tentando falar com o então presidente Ernesto Geisel. Vítima da burocracia, resolveu se vingar. Sua arma no mundo dos brancos foi o gravador. Ele começou a cobrar coerência entre as promessas e as ações das autoridades brasileiras e se tornaria famoso por isso. “Eu comprei gravador porque branco faz muita promessa. Depois esquece tudo”, disse em entrevista ao Pasquim.
Em 1980, enfrentou a proibição do governo, que o impedia, pelo fato de ser índio, de viajar ao exterior. Junto com Darcy Ribeiro, Juruna foi convidado pelo Tribunal Bertrand Russel para ir a Holanda servir de jurado no julgamento dos crimes contra as raças indígenas do mundo inteiro. A Funai quis impedir sua ida, a disputa foi parar na justiça e a luta de Juruna para ir até a Holanda ganhou as páginas dos jornais do País. Começava-se a questionar a tutela da Funai sobre os índios. Hoje, um projeto de lei que põe fim à tutela está em tramitação no Congresso. De acordo com Fany, “o projeto traria ganhos para os indígenas, mas ainda deve demorar para ser aprovado porque enfrenta resistência de vários setores, principalmente da própria Funai”.
Política indígena
Primeiro índio a filiar-se a um partido político, e o único a chegar ao Congresso, Juruna foi o precursor do ingresso dos índios na política institucional. Nas eleições municipais de 2000, mais de 350 índios pleitearam vagas — 13 deles para prefeito, e 80 conseguiram se eleger vereadores. As associações e organizações indígenas que começaram a surgir na década de 1980 também se multiplicaram, especialmente depois da Constituição de 1988. “Houve um grande avanço no reconhecimento dos direitos dos indígenas com a Constituição de 1988.
As reservas de terras passaram a ter que ser suficientes para que eles se reproduzissem física e culturalmente e foi reconhecido o direito de se organizarem como sociedade civil”, explica Fany. Os povos indígenas passaram gradativamente a se apropriar de mecanismos de representação típicos da sociedade dos brancos e, apesar de terem dificuldades para constituir organizações estáveis, hoje elas já chegam a 400. A maioria costuma ser vinculada a uma só aldeia, mas há também aquelas que atuam em âmbito maior, ao longo de um rio ou ainda as de caráter regional como a Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira).