domingo, 11 de janeiro de 2009

SIGNIFICADO DE SER FELIZ



Me questiono muito sobre o verdadeiro significado de ser feliz.


Afinal, somos felizes na essência ou apenas ficamos neste estado?


Felicidade é ter poder, dinheiro, status, acesso a restaurantes finos, viagens internacionais e outras coisas ou é apenas se conhecer, saber quem se é, e ter prazer em descobrir novas pessoas, novas amizades, novas culturas e novos olhares?

Creio que a cultura de massas e a alienação dela decorrente tão criticada pela Escola de Frankfurt, tem responsabilidade por esse modismo da felicidade superficial e irresponsável, onde se apregoa a todo instante que deseja-se ser "feliz". Na verdade, as pessoas que dizem isso, querem um sucesso financeiro, um sucesso profissional e outras coisas materiais, corpóreas, como se o ter se misturasse com o ser... As coisas vêm e vão, a essência não. Será que é tão difícil fazer essa diferenciação?


Essa ânsia de ter, de alcançar sucesso, de parecer e aparecer, de tirar foto sorrindo, de mostrar carro bonito, de sair com o maior número de pessoas possível e de ter uma falsa felicidade estampada no rosto é o retrato do individualismo e do consumo desenfreado que fazemos das coisas e das pessoas que nos rodeiam.


Para esses, a felicidade se resume ao ter.


Mas, para a minha sorte, muitos não pensam e não entendem dessa forma. Há um entendimento de que a felicidade vai além, muito além disso, do ter. Ela consistir-se-ia no ser, no saber quem se é, no aprender constantemente sobre a vida, as coisas, as pessoas e a própria história individual e da humanidade. O conhecimento ajuda a trazer a felicidade, dizem. Outros complementam, dizendo que o amor universal e coletivo a todas as pessoas e seres também ajuda e muito no ser feliz. É tão simples. Será que é por isso que se vê tantas pessoas que vivem em condições desumanas felizes?


Bem, tudo isso me conforta, ainda mais por ter um nome, saadeh, que em árabe significa felicidade. Acho que foi justamente essa a escolha do meu antepassado mais remoto para a família: ser feliz! Escolha sábia e que nunca esteve na moda, o ser feliz.


Felicidade/Saadeh a todas e todos.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________